Obras Sociais


Introdução

A "obra" a que esta seção se refere é a parte mais visível e tangível do trabalho de Sathya Sai Baba. Seu nome é freqüentemente associado à espiritualidade. Ao tomar conhecimento de sua obra social, aprendemos que a verdadeira evolução espiritual repercute de maneira contundente no mundo material.
As práticas de disciplinas espirituais, como meditação e canto, podem trazer o equilíbrio e a paz interior para o praticante. Uma vez conquistados, a idéia é agir, fazendo uso do melhor de seus talentos em benefício dos necessitados.
Não bastam a Sabedoria e o Amor. É preciso colocar a Sabedoria e o Amor em ação.

Como monumental evidência concreta desses ideais, temos alguns exemplos impressionantes:
  • A partir da década de 1960, Sathya Sai Baba conduziu a construção de Escolas onde o método Sai de Educação em Valores Humanos foi implantado. Quando os primeiros alunos destas escolas se aproximaram da idade de entrar para a Universidade, iniciou-se a construção de três Faculdades (Institutos de Ensino Superior Sri Sathya Sai) em Prasanthi Nilayam, Brindavan e Anantapur. Estas Faculdades hoje figuram entre as mais respeitadas da Índia.
Muitas outras obras sociais foram realizadas sob os auspícios de Baba e da Organização Sai.

Entre elas podemos citar:

  • O Hospital de Super-Especialidades, construído em Prasanthi Nilayam - é o maior hospital da Ásia a oferecer tratamento totalmente gratuito, desde o atendimento médico básico até cirurgias cardíacas, atendendo a população carente com tecnologia de ponta.
  • O maior projeto de distribuição de água potável da Índia, já tendo beneficiado mais de um milhão de pessoas.
  • Vários projetos de capacitação profissional para a comunidade carente, com a distribuição de máquinas de costura, rick-shaws (motonetas muito usadas na Índia como táxi), etc.
  • A construção da Escola de Música e do museu Chaitanya Jyoti, em Prasanthi Nilayam.

A realização desses projetos, entre outros, mostra que a espiritualidade não está dissociada da ação social. Como Sai Baba recomenda: "Cabeça na floresta, mãos na sociedade."




Distribuindo água potável para lugares distantes


Sathya Sai Baba anunciou o projeto de Distribuição de Água Potável em novembro de 1994, na presença do Primeiro Ministro da Índia.
O projeto, em pleno funcionamento, beneficia uma população de 3.520.000 habitantes, distribuídos em 20.000 Km², cobrindo 750 povoados que careciam de água potável.

Foi planejado pelo Panchayati Raj do governo de Andra Pradesh e executado por Larsen & Tubro para o Sathya Sai Central Trust com a colaboração do governo de Andra Pradesh.
O custo foi de US$ 63 milhões, que foram doados ao Sri Sathya Sai Trust, sem nenhum tipo de campanha para este fim.
Os materiais utilizados neste projeto foram obtidos em 10 estados da Índia.
Foram necessários 10.000 caminhões de carga para mobilizar todo o material utilizado no projeto.
Utilizaram-se 25.000 toneladas de cimento e 5.000 de aço.

A capacidade dos geradores é de 10.000 kW para mover 200 bombas.
Foram instalados mais de 2.500 Km em tubulações. Construíram-se 125 grandes depósitos e 268 tanques de água, além de 4 grandes represas de verão, dando trabalho a um milhão e duzentas mil pessoas.
O projeto de Água Sri Sathya Sai modificou profundamente as condições de vida no distrito de Anantapur, sul de Andra Pradesh, uma das regiões mais pobres e atrasadas da Índia. Nesta região, a falta crônica de água unia-se ao problema da fluorose, doença causada pela contaminação natural com flúor e geradora de grandes deformações ósseas nos habitantes da região.
O Sri Sathya Sai Trust entregou este projeto ao Governo da Índia para que o administrasse a partir de 1997.

Este é o maior projeto do tipo já realizado no planeta por uma fundação beneficente. Depois dele, a Fundação Sri Sathya Sai levou a cabo projetos de água similares nos distritos de Medak e Mahabubnager.
O aspecto mais significativo do programa não é seu tamanho nem a quantidade de trabalho realizado, mas o sentido de serviço que o inspira.
É um exemplo do que o homem pode e deve fazer por seus semelhantes, de como os ricos e poderosos devem utilizar seus recursos para benefício da sociedade.
A água que antes trazia doenças, hoje é água para a vida.


Moldando o Caráter

Sathya Sai Baba dá grande importância a uma educação adequada para as crianças e os jovens. Os pais e os líderes comunitários são incentivados a se interessarem não só pelas experiências formais (acadêmicas), mas também pelas experiências informais às quais as crianças e os jovens são expostos.
Baba estabeleceu um método educacional focalizado nos Valores Humanos universais (Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência). Para implementá-lo, fundou escolas primárias e secundárias, além de uma conceituada universidade com três campi, que oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado. Nenhuma taxa é cobrada pelos cursos e a admissão não depende de raça, religião ou situação financeira.
Além de enfatizar a obtenção da excelência acadêmica, o sistema de educação integral de Sathya Sai fomenta a autodisciplina e a boa conduta social. Os estudantes recebem orientações sobre moralidade e espiritualidade e dedicam várias horas semanais ao serviço comunitário. Sathya Sai Baba diz: "O objetivo da educação é o caráter". Ele também declara:
Se houver retidão no coração, haverá beleza no caráter. 
Se houver beleza no caráter, haverá harmonia no lar. 
Se houver harmonia no lar, haverá ordem na nação. 
Quando houver ordem na nação, haverá paz no mundo.
A Educação Sathya Sai vem transformando o ensino na Índia e em vários países que contam com a presença da Organização Sri Sathya Sai. No Brasil, já estão em funcionamento cinco Escolas Sathya Sai: em Vila Isabel (no Rio de Janeiro), Recife, Goiânia, Ribeirão Preto (SP) e Belo Horizonte. Em Ribeirão Preto, também se localiza o Instituto Sri Sathya Sai de Educação em Valores Humanos, criado para difundir o método, a filosofia e sua prática.

"O coração é a fonte da verdadeira educação"

Quais as características básicas da proposta educacional do educador indiano Sathya Sai Baba?

A mudança fundamental é no foco da educação, que passa a ser a formação do caráter, gerando um indivíduo que é a expressão de sua verdadeira natureza humana, plena de paz, amor, verdade, conduta correta e não-violenta.
A essência de seu método é a transformação pessoal do educador, que deve ser um exemplo, praticando os valores. O professor precisa estar consciente de si e do seu papel.
Todos sabemos que apenas o conhecimento externo, sem equilíbrio do conhecimento de si mesmo, é capaz de gerar barbaridades como as guerras no mundo de hoje. Cuidando para que tais conhecimentos sejam aplicados com bom coração, semeia-se um futuro de paz.
A teoria e prática da Educação conforme Sathya Sai possui simplicidade e beleza, e também força e magnitude, constituindo uma forma mais humana de se lidar com a educação, raiz da transformação.


Curando com Tecnologia e Amor

Construção de imponente beleza, parecendo um Templo Sagrado, é o Hospital de Super-Especialidades, um hospital ultra-moderno, com 300 leitos, localizado próximo à universidade e ao ashram.
Operações altamente especializadas, incluindo cirurgias do coração e transplantes de rim, são realizadas rotineiramente neste hospital, inteiramente de graça. Os pacientes não pagam absolutamente nada pelos honorários dos profissionais ou custos do hospital. Motivados pelo desejo de servir à humanidade, médicos, enfermeiras e funcionários do hospital dão a todos os pacientes um tratamento extraordinário, compassivo e amoroso. Grandes especialistas, de várias partes do mundo, operam voluntariamente no hospital, que teve a excelência de seus serviços reconhecida pela Organização Mundial de Saúde.

O Hospital de Super-Especialidades, em Puttaparthi
O Hospital integra o Instituto de Ciências Médicas de Puttaparthi, inaugurado em 1991. Ele oferece os mais modernos padrões de cuidados médicos e cirúrgicos em cardiologia, urologia/nefrologia e oftalmologia.

Em janeiro de 2001, foi inaugurado o Instituto Sri Sathya Sai de Ciências Médicas em Bangalore (Índia). O Instituto é outro moderno hospital de Super-Especialidades, que provê os melhores cuidados médicos e é único em sua meta de servir aos doentes com extrema dedicação e compromisso. Ele vem como esperança para os desesperados e como vida para os desamparados, sendo uma saga de amor, mais uma expressão da divina bondade de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba.
O Instituto presta serviços gratuitos, incluindo diagnósticos, consultas, procedimentos pré-operatórios, cirurgias e atendimento pós-operatório, sem qualquer custo para os pacientes ou suas famílias. Ele possui o estado-da-arte em termos de cuidados médicos nos campos da cardiologia, cirurgias cardíacas, neurologia e neuro-cirurgia. O Instituto também está equipado com os mais modernos equipamentos em radiologia, medicina nuclear, banco de sangue e serviços de laboratório.
O Hospital de Bangalore tem 333 leitos, incluindo 120 de tratamento intensivo, tendo sido construído em uma área de aproximadamente 40.000 m². É um instituto totalmente residencial, com seus próprios alojamentos e restaurantes para funcionários e visitantes, sendo também um modelo em termos ecológicos, sem qualquer tipo de efeito negativo sobre o meio ambiente. Em breve, estará oferecendo pós-graduação para médicos e cirurgiões, e almeja alcançar os mais elevados padrões acadêmicos e de ensino no campo das ciências médicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário